No Dia Internacional do Professor, profissionais comentam o impacto das ações do Movimento Solidário na educação de Caraúbas do Piauí e Belágua, no Maranhão
O programa de desenvolvimento sustentável executado pelo Instituto Fenae Transforma realizou diversas intervenções na área da educação nos dois municípios em que atuou.

Ontem, 5 de outubro, foi o Dia Internacional do Professor, e o Programa Movimento Solidário, iniciativa da Fenae para promoção da segurança alimentar e inclusão produtiva, pode celebrar grandes conquistas na área da educação nos dois municípios nos quais já realizou intervenções.

Em Caraúbas do Piauí, onde realizou intervenções de 2006 a 2015, o programa transformou a realidade de Caraúbas (PI), que possuía o 18º pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil, com graves carências em áreas como educação, saneamento básico e saúde. Entre outras conquistas, foi possível implantar a Associação de Produtores de Artigos de Vestuário, a Associação de Produtores de Leite e a horta comunitária, que hoje são exemplos de desenvolvimento econômico e de geração de renda. Na educação, o Movimento Solidário contribuiu com o abastecimento do acervo de 4 bibliotecas e montagem de um telecentro. Para comentar as transformações específicas na educação, Adrião Portella, secretário de educação em Caraúbas, professor e grande incentivador do projeto Estante Mágica no município:

“Participei no início, quando a Fenae esteve aqui em 2005, através do programa Movimento Solidário, que foi um marco na história do município de Caraúbas. Várias atividades foram realizadas e trazem resultados até hoje. A semente plantada pela Fenae continua aqui até hoje. Um exemplo foi a parceria com o governo do estado, intermediada pelo Movimento Solidário, através da qual o município realizou a doação do terreno para construção da primeira unidade de ensino médio na cidade, o colégio Amaro Alves Portela. Construímos uma biblioteca municipal que recebeu a doação de vários e vários exemplares por parte da Fenae.Outros espaços de leitura foram criados para comunidades rurais, e um laboratório de informática também foi montado. A Fenae tem uma grande importância para o nosso município, não só na área da educação, mas também em outros setores, ela se fez presente. Um exemplo é que, graças à Fenae, somos a segunda maior bacia leiteira do nosso estado. E hoje continuamos a receber parceiros para potencializar nossas ações educacionais através da Fenae, como é o caso do projeto Estante Mágica, onde alunos das nossas escolas públicas estão sendo incentivados a escrever.”

No campo da educação, conforme recomendado pelo Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4, as transformações oriundas da atuação do Movimento Solidário também mostraram-se expressivas e cruciais para a melhoria da qualidade de ensino em Belágua, município do Maranhão. Diversas foram as ações executadas, como em 2015 com a doação de 600 kits escolares para estudantes da rede municipal de ensino, a criação, em 2018, de um telecentro que beneficiou diretamente 436 crianças e jovens, que tiveram suas aulas e cursos de capacitação acompanhados pelos parceiros do grupo Geração Santa. Ainda neste ano, com apoio da ONG Renovatio e do governo do estado, o Programa fez a compra de 484 óculos de grau para doação.

No ano seguinte, em 2019, o Programa fez a doação de 15 computadores para a rede de ensino municipal. As máquinas contaram com manutenção e conserto por meio de parceria estabelecida com a ONG Programando o Futuro.

Ana Cleia Silva Carvalho, professora de multisseriado na comunidade de Preazinho, zona rural de Belágua, comenta sobre as melhorias resultantes das intervenções do Movimento Solidário e destaca a importância das ações em outras áreas que tiveram impacto positivo qualidade de vida dos alunos, gerando maior engajamento das crianças no processo de ensino: “sou professora de crianças do 5º ao 1º ano. Trabalhar como professora de multisseriado é muito difícil, enfrentamos diversos desafios. Um deles é trabalhar em sala com diversas séries e crianças de diferentes idades, onde precisamos buscar atender as necessidades de cada um. O Movimento Solidário trouxe muitos benefícios para a educação em nossa comunidade de Preazinho. A educação melhorou muito com a chegada dos projetos. As crianças vão para a escola com mais vontade de aprender, elas tem mais disposição para brincar e estudar. Aqui em Preazinho tudo melhorou. Nós fomos beneficiados com 4 projetos maravilhosos: a piscicultura, a melipolinicultura, a horticultura, e o poço artesiano. Esses projetos mudaram as nossas vidas. Hoje temos água potável, saudável e de qualidade! Somos gratos ao Movimento por proporcionar a construção de um futuro melhor à todas as nossas crianças”.

Participe da Campanha Ponto a Ponto

Não deixe de participar da campanha Ponto a Ponto. Através do site do programa ou por meio da plataforma Mundo Caixa, você pode doar aqueles pontos que estão prestes a expirar ou que não somam quantia suficiente para resgatar produtos. Resgate os sonhos das crianças de Belágua com o jeito Fenae de transformar o mundo!

Acesse www.fenae.org.br/movimentosolidario, realize a sua doação e fique por dentro das ações do Programa Movimento Solidário pela melhoria da qualidade na educação.