Movimento Solidário inicia nova fase em ações por Belágua (MA)
Nessa frente de ação dos projetos de segurança alimentar, a arrecadação de recursos para o programa poderá ser feita por meio do hotsite todos por Belágua.

No primeiro semestre serão priorizadas ações em Belágua nas comunidades, Mendes, Olho d’água, Bom Princípio e Galegas, onde verifica-se o maior índice de mortalidade infantil. Ao todo, o comitê escolheu 10 comunidades para atuar durante os 5 anos de projeto.

O empregado da Caixa e seus amigos poderão participar fazendo doações em qualquer valor em favor da causa, por meio do hotsite do Movimento Solidário. As doações serão direcionadas aos projetos de piscicultura, criação de galinhas caipiras e cultivo de hortas comunitárias por meio de cadeias produtivas, devendo envolver as 200 famílias e 10 comunidades.

O município foi escolhido, em abril de 2015, para receber as ações do Movimento Solidário, por decisão do Conselho Deliberativo Nacional da Fenae. A indicação levou em conta, além do baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), critérios como população e dificuldade de acesso. Belágua apresenta carências nas áreas de educação, saúde, saneamento básico e geração de trabalho e renda.

Após a etapa que se completou em dezembro de 2015, com a entrega simbólica de R$ 102 mil, doação de kits escolares, de higiene, cestas básicas, caixa d'água, ajuda na instalação de energia elétrica na comunidade Olho D’água e brinquedos para as famílias, o Comitê partiu para a etapa de elaboração de ações compartilhadas envolvendo os agentes da comunidade local. Após ouvir as pessoas e visitar suas casas, as principais carências econômicas e sociais foram identificadas, demonstrando o foco das próximas ações, que são as atuais: projetos de piscicultura, criação de galinhas caipiras e hortas comunitárias por meio de cadeias produtivas.

O município possui um dos mais baixos IDH do país. Quem mais sofre são as crianças que se alimentam exclusivamente de farinha e água sem tratamento.

A participação dos empregados da Caixa e dos funcionários das empresas parceiras do Comitê de Responsabilidade Social Empresarial será fundamental para melhorar as condições de alimentação das famílias que estão em situação de vulnerabilidade social.