Belágua, um ano de transformação! E estamos apenas começando!
A doação dos empregados da Caixa faz toda a diferença para quem sonha com uma vida melhor. Novas campanhas de arrecadação devem ser divulgadas em breve.

Doações de roupas, calçados e brinquedos. Distribuição de 300 cestas básicas, 515 filtros de barro, 600 kits de higiene pessoal e 600 kits escolares. Construção de três tanques para criação de 1.600 peixes e dois galpões para criar galinhas, implantação de hortas comunitárias. Em um ano de ação em Belágua (MA), o Movimento Solidário já pode dizer que está transformando a realidade das famílias da região. E o trabalho está apenas começando, pois a intenção é atuar durante dez anos para dar autonomia permanente para as famílias atendidas.

Desde que o Conselho Deliberativo Nacional (CDN) da Fenae escolheu o município para receber as ações do programa, uma equipe foi formada para discutir e organizar com as comunidades as ações prioritárias e o que fazer para dar segurança alimentar e gerar renda para cerca de 500 famílias em dez localidades rurais. A indicação da cidade maranhense levou em conta sugestões enviadas pelas Apcefs e considerou, além do baixo IDH, critérios como população e acesso à localidade.

Belágua tem 7.191 habitantes, segundo o IBGE, e está entre os 100 municípios mais pobres do país, com o IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) de 0,512. O grande problema das comunidades rurais é falta de energia e água potável. Com o apoio das representações políticas e administrativas do Maranhão e o engajamento dos empregados da Caixa, a intenção é articular ações para mudar essa realidade. Foi isso que ocorreu em Caraúbas do Piauí (PI), onde o Movimento Solidário chegou em 2005 e atuou por dez anos.

No último dia 6 de agosto, quando foram à Belágua para inaugurarem os tanques e os galpões, representantes dos empregados do banco e das entidades parceiras puderam ver a mudança que suas doações já proporcionaram. O comprometimento das comunidades chamou atenção do vice-presidente da Fenae, Cardoso. “É bom ver que as comunidades estão abraçando os projetos e ver que as doações dos empregados da Caixa, Integra e PAR Corretora serviram para dar condições de sonhar com a nova vida que está começando aqui”, afirmou.

Com um jeito muito particular de falar, o seu Bebé, como é conhecido o líder comunitário Elmir Eurídio dos Santos, definiu o agradecimento da comunidade. “Esperançar, a gente esperançava. Muita gente já chegou aqui com promessa, mas só vocês fizeram pra valer pela nossa comunidade. Esse projeto nos trouxe o conhecimento, que sempre nos protege. O que não sabíamos, hoje sabemos e vamos dar o melhor do nosso trabalho para continuar a clarear a nossa vida”, comemorou.

'Nunca iremos esquecer do que estão fazendo por nós e por nossas famílias, e vamos retribuir aprendendo e trabalhando muito para melhorar nossas condições de viver no lugar em que nascemos', afirmou Alda Maria, 33 anos, uma animada mãe de sete filhos da comunidade de Bom Princípio. Ela até improvisou uma apresentação das crianças para agradecer aos parceiros e doadores dos projetos de segurança alimentar das localidades atendidas em Belágua.

Foram gastos R$ 75.800 para a montagem dos galpões e tanques e compra de equipamentos e insumos. Além desse valor, mais R$ 102 mil foram investidos desde o início do projeto, para a compra de filtros, sandálias, cestas básicas e brinquedos, além de capacitação e assessorias técnicas.

Todas as comunidades estão debatendo os próximos passos e as ações que consideram importantes a partir de agora, e brevemente serão divulgadas novas campanhas. Denise Viana, analista de Responsabilidade Social da Fenae, que está acompanhando a implantação do projeto, ressaltou: “É gratificante ver que em menos de um ano já conseguimos mudar muita coisa na vida dessas famílias. Isso é possível graças à solidariedade dos empregados da Caixa que fazem as doações e ao empenho e entusiasmo das pessoas beneficiadas. Temos certeza de que vamos contar com o apoio de todos”.

Fonte: Fenae Net