Movimento Solidário entrega banheiros em Belágua na segunda, 16
Na mesma visita o presidente da Fenae, Jair Ferreira, a diretora da região Nordeste, Giselle Menezes e a coordenadora do programa receberão os títulos de cidadãos honorários do município maranhense

Na próxima segunda-feira, dia 16, o Movimento Solidário inaugurará os nove banheiros construídos na comunidade de Santana, em Belágua, graças à generosidade do empregado Caixa, uma ação que transforma vidas. As próprias famílias escolheram essa iniciativa como a primeira do movimento, diante da situação de exclusão sanitária em que vivem, com muitos relatos de contaminação por protozoários transmissores de doenças.

O valor de cada banheiro, que conta com vaso sanitário, chuveiro e tanque (conforme modelo na foto) foi de apenas R$ 4.500, o que foi possível porque foram construídos pelos próprios moradores e com a parceria do município, governo do estado e comerciantes da região. 'O que para a gente parece comum e corriqueiro, para essas famílias significarão a redução dos índices de mortalidade e doenças provocadas pela falta de saneamento básico', comemora o presidente da Fenae, Jair Ferreira, que participará do evento.

No mesmo dia, por iniciativa do vereador Carlos Alves Reis, a Câmara Municipal de Belágua concederá o título de cidadão honorário ao presidente da Fenae, à vice-presidente da Apcef Maranhão, Giselle Menezes e à coordenadora dos projetos e analista da Fenae, Denise Viana. Reis, que é agente de saúde e trabalhou como voluntário no início do projeto, justifica a homenagem: 'Quero que essas pessoas saibam que terão a gratidão eterna dos moradores do município. A Giselle por ter sugerido Belágua para receber o Movimento Solidário, o senhor Jair por conduzir a Fenae e apoiar totalmente as ações e a Denise por sua dedicação e diálogo com as comunidades. As 24 comunidades já atendidas não apenas mudaram, se transformaram e isso ninguém tira mais da gente', ressaltou.

Ele acredita que as ações do movimento solidário são diferentes porque são pensadas coletivamente, ouvindo e entendendo as necessidades de cada comunidade. 'Vocês da Fenae e os empregados da Caixa estão deixando de herança uma coisa significativa, que é o espírito de atuar de maneira coletiva para o bem de todos', afirmou o vereador.

A homenagem foi aprovada por unanimidade e a solenidade de entrega do título contará com a presença do prefeito Hérlon Costa, um apoiador do projeto juntamente com o governo do estado.