Faça uma doação
Voltar
Fenae contribui e ajuda a repensar os alertas do Dia Mundial da Água
A data será celebrada neste domingo 22 de março, com ênfase no desenvolvimento sustentável. Atitudes podem ser adotadas de dentro de casa até na comunidade mais próxima, como as ações do Movimento Solidário

A Organização das Nações Unidas (ONU) escolheu como tema oficial 'Água e Mudanças Climáticas' para celebrar o Dia Mundial da Água em 2020. A oportunidade de sensibilizar a todos para a atenção ao líquido mais precioso da vida ocorre anualmente no dia 22 de março, desde 1993. A falta de acesso a água potável para consumo afeta milhões de pessoas no mundo, desencadeando diversos problemas para a saúde da população.

Há pelo menos 15 anos, a Fenae estimula ações para a melhoria das condições de vida de crianças e de adultos, diretamente prejudicados pela escassez crônica da água potável. Na prática, as ações de responsabilidade social, realizadas em conjunto com as Apcefs e empresas parceiras, se ajustaram ao objetivo previsto nas oito Metas do Milênio da Organização das Nações Unidas (ONU) e, desde então, segue transformando para melhorar a vida de centenas de pessoas. E a ajuda dos empregados da Caixa é fundamental para isso.

Em 2020, diante da crise mundial da água, o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 da ONU que se pretende alcançar é 'Água e Saneamento para todos, no ano de 2030. Atualmente nos encontramos dentro do decênio' Água para o Desenvolvimento Sustentável 2018 – 2028.

'Os projetos implantados pelo Movimento Solidário da Fenae e Apcefs sempre são executados com essas dimensões de sustentabilidade, com o cuidado da preservação da água. Respeitando a situação natural da região, dando suporte para as questões sociais e estimulando a econômica local” explica o presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira.'

No primeiro momento, transformou a realidade de pobreza extrema no município de Caraúbas (PI) de 2006 a 2014, e de 2015 aos dias atuais, mudando a situações críticas de saneamento básico em Belágua (MA) para elevar seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Por meio dos projetos, em Belágua, as ações solidárias impactadas positivamente na vida de 1.766 pessoas, entre 574 crianças, 120 idosos em 364 famílias. A instalação de tanques de peixes, 10 hortas comunitárias, 8 poços artesianos, dois de suinocultura, um de galinha caipira, uma casa de farinha, um apiário e nove banheiros em 24 comunidades são os mais recentes investimentos na região que se ajustam às dimensões previstas no valor da águas para o desenvolvimento das populações.

Datas para alertar

Datas como o Dia Mundial da Água são alertas para que o público em geral, empresas, governos e veículos de comunicação atentem para a necessidade de atenção na realização de políticas pública para o desenvolvimento sustentável e pela saúde das populações.

Em 2009, o Comitê de Responsabilidade Social da Fenae promoveu a Semana da Água, sob o slogan 'Sabendo usar, não vai faltar' e divulgou um cartaz em difundindo a ideia de consumo consciente. pequenas atitudes no dia-a-dia, que vão preservar esse recurso vital.

'Diante de todas as crises - como a hídrica e até mesmo a que hoje nos atinge fortemente em escala global do coronavírus - precisamos tomar atitudes que tragam impacto positivo em tudo o que nos rodeia. Sobretudo, ao meio ambiente', observa Jair Ferreira. Estas são atitudes de todos, do dia a dia desde os que podem ser tomados dentro de casa para reduzir desperdícios até os mais fortes investimentos para evitar a poluição dos mananciais. Contribua e evite desperdícios de água.

Últimas notícias de Belágua