Caraúbas do Piauí: esforço coletivo e solidário

Faça uma doação

Em 10 anos de atuação para melhorar a realidade de desnutrição infantil, analfabetismo, desemprego e dificuldade de acesso a serviços essenciais, o programa Movimento Solidário marcou a vida da população de Caraúbas do Piauí.

O Movimento Solidário incentivou a formação de cooperativas para reunir as mulheres e homens e foi assim que surgiu uma economia viva e colaborativa, com a inauguração de padaria e horta comunitária, cooperativas de leite e de costura. O município também foi modelo durante a implantação do Bolsa Família. As doações para o Movimento também possibilitaram a aquisição de uma nova ambulância, a inauguração de um Telecentro com computadores e acesso a cursos de informática, bem como a entrega de uma biblioteca.

As ações conjuntas e o engajamento das pessoas mudaram os números do município. A mortalidade infantil reduziu-se a praticamente zero. A bancada de mulheres na Câmara Municipal passou de uma para três vereadoras em 2012. Aumentou ainda o acesso à água potável, tratamento adequado de esgoto e coleta de resíduos. Como resultado disso, o IDH subiu de 0,121 para 0,505, passando para a classificação de médio. O que foi realizado em Caraúbas do Piauí transformou-se em desenvolvimento econômico e social. Houve a promoção dos direitos humanos, da solidariedade e do bem-estar das comunidades.

Em 2005, o município tinha 5.427 moradores e o 18º pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil. Mais de 80% da população vivia com menos de US$ 1 por dia. Apenas 15% dos jovens de 15 a 24 anos eram alfabetizados, e o desemprego afetava 89% da juventude. Quase 11% das crianças com até dois anos estavam desnutridas.

Em 2015, o Movimento entendeu que Caraúbas do Piauí estava preparada para trilhar o próprio caminho. As palavras de uma líder comunitária do município resumem bem o que isto significa: “A principal ajuda dada pelo Movimento Solidário foi incentivar a formação de associações e cooperativas. Agora, temos trabalho, nosso ganha pão. E está tudo dividido: tem um grupo que compra, outro que vende e ainda tem um para produzir. Estamos tão organizados que o nosso trabalho não vai acabar, porque conhecemos nossos direitos e sabemos reivindicar”.

Parceiros

A Wiz é uma companhia que atua na distribuição de seguros e produtos financeiros por meio de suas diversas unidades de negócio. Empresa de capital aberto, com ações listadas na B3 desde junho de 2015 (WIZS3), conta com mais de 2,3 mil funcionários e atua na oferta de soluções remotas e digitais que aportam inteligência desde a qualificação de leads até a venda totalmente automatizada e digital. Em mais de 46 anos de atuação, a Wiz se consolidou como uma empresa de grande expertise na venda e no pós-venda de seguros e operações de relacionamento com o cliente.

Somos a Unidade de Educação Corporativa da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (FENAE). A Integra Educação surgiu, dentre outros projetos sociais desenvolvidos pela FENAE, para ajudar na missão de promover o bem-estar do pessoal da Caixa, atuando coletivamente na defesa dos direitos e incentivando práticas sociais, esportivas e culturais.