Movimento Solidário realiza mutirão de oftalmologia em Belágua, no Maranhão
O Movimento Solidário, programa de Responsabilidade Social e Empresarial da Fenae, PAR Corretora e Integra Participações, está realizando uma nova ação na área de saúde em comunidades de Belágua (MA). Trata-se da consulta de crianças, jovens e adultos da região por oftalmologistas da rede estadual de saúde. A expectativa é que cerca de mil atendimentos sejam realizados até segunda-feira, dia 31 de outubro, quando será encerrado o mutirão.

“Em breve, lançaremos a nova campanha de fim de ano no Mundo Caixa. Um dos principais objetivos será arrecadar recursos para a aquisição de óculos para aqueles que necessitarem, conforme indicado pelas consultas. Ou seja, mais uma vez, nossos colegas de banco poderão contribuir com esse importante projeto, que está melhorando a vida na cidade maranhense”, afirma o presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira.

Também será realizado nesse período a capacitação de mais quatro comunidades que receberão projetos de agricultura familiar. Esse trabalho prossegue até 2 de novembro, contemplando um total de 112 famílias.

Ações desde setembro de 2015 As ações do Movimento Solidário em Belágua começaram em setembro de 2015. Nesses pouco mais de 12 meses, foram realizados atendimentos médicos, doações de roupas, calçados e brinquedos, distribuição de 300 cestas básicas, 515 filtros de barro, 600 kits de higiene pessoal e 600 kits escolares, além da construção de três tanques para criação de 1.600 peixes e dois galpões para criar galinhas e implantação de hortas comunitárias.

A indicação do município pelo Conselho Deliberativo Nacional (CDN) da Fenae levou em conta estudos pelas Apcefs e considerou, além do baixo IDH, critérios como população e acesso à região. O diagnóstico foi realizado pela área de Responsabilidade Empresarial da Federação. O Movimento Solidário existe desde 2005, e atuou durante nove anos em Caraúbas do Piauí, cidade que tinha o 18º pior IDH do Brasil e que se desenvolveu bastante no período.

Belágua tem 7.191 habitantes, segundo o IBGE, e está entre os 100 municípios mais pobres do país, com o IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) de 0,512, ocupando a 94ª posição. “Com o apoio das representações políticas e administrativas do Maranhão e o engajamento dos empregados da Caixa, vamos articular ações para mudar a realidade do município, como foi feito em Caraúbas”, finaliza Jair Pedro Ferreira.