
faça parte dessa história
DOE AQUI!
Notícias / Belágua
VoltarConsiderado um dos melhores méis do mundo, o Natmel, produzido pela comunidade de Preazinho, em Belágua (MA), teve sua primeira safra lançada na noite desta sexta-feira (7), durante o Talentos Fenae 2018, em Natal (RN). Além de ecologicamente sustentável, a produção do mel beneficia 25 famílias do município, que possui um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDHs) do Brasil.
A produção de mel e de outros produtos na comunidade é uma das ações do programa de Responsabilidade Social e Empresarial da Fenae e das Apcefs, o Movimento Solidário, que há mais de 10 anos ajuda comunidades carentes no país. No projeto desenvolvido em Belágua, o movimento busca desenvolver uma atividade que já tem inserção local -- a apicultura --, e capacitar pessoas para desenvolvê-la.
Um dos diferenciais, porém, é que o mel produzido abelha Tiúba a partir de uma única florada do Mirim, árvore comum na região dos lençóis maranhenses, tem um gosto único. O processo de extração é extremamente delicado e ocorre apenas em meados dos meses de julho e dezembro, o que resulta em um mel mais ácido, menos doce, menos sólido e mais nutritivo. Além disso, o mel tem várias propriedades nutricionais -- era utilizado pelos indígenas para o tratamento de doenças respiratórias.
É por isso que, segundo Fátima Carvalho, consultora técnica do projeto, o desenvolvimento da atividade exigiu a capacitação e acompanhamento da comunidade durante três anos. “Não é um projeto qualquer que você chega e implanta. É preciso tirar a abelha da árvore, e isso exige treinamento e muito amor”, comenta. Nos próximos dois anos do Movimento Solidário na região, há possibilidade de expansão da produção para outras comunidades da região.
Um dos benefícios econômicos da produção, segundo a consultora, é que, além do Natmel ser um produto nativo, ele também causa menos impacto no ambiente. Uma só matriz de abelhas pode gerar até 10 caixas, sem que seja necessário voltar à natureza para retirada das abelhas. Para Fátima, que é do município de Belágua, ver o desenvolvimento é gratificante.
“A comunidade só acredita quando vê acontecendo, antes disso é só luta. É muito bom ver dando certo algo que você começa com tanta dificuldade”
O natmel está sendo vendido no Espaço Viva Fenae até este sábado (8), com unidades a partir de R$ 25, e também pode ser pago com pontos do Mundo Caixa.
Aproveite as
possibilidades e
viva um mundo
de experiências.
Com a Fenae e as Apcefs,
você tem educação,
cultura, bem-estar, lazer
e ainda quem lute pelos
seus direitos.
Não fique de fora!